segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Senso de Humor de Dom Orione



Três dias na cama, bebendo somente água

Em duas cartas, uma para Dom Sterpi e outra para Dom Albera, São Luís Orione escreveu sobre sua saúde, informando-os de como estava, seus sintomas, como o médico tinha diagnosticado sua diabetes, o tratamento e outros detalhes. Além de tudo isso, ele brincou porque o médico (um ex-aluno seu) o tinha proibido de tomar vinho por três dias.
Da carta para Dom Sterpi:
Eu tenho me sentido absolutamente exausto por mais de um mês, e eu acho que é por causa da pressão do meu trabalho; eu não podia nem escrever ou fazer qualquer outro trabalho útil. Então, como eu estava sempre com muita sede, eu comecei a pensar se não havia nada de errado com minha saúde, daí depois de um exame de urina  os médicos descobriram que eu tinha diabetes. Eles queriam que eu ficasse na cama por pelo menos três dias e tomando só água! Você pode imaginar isso? Se eles tivessem me pedido pra ficar na cama tomando só vinho, talvez eu pudesse ter aceitado isso, mas bebendo só água!!!! E ainda na cama, isso já é pedir demais!
Da carta a Dom Albera
Eu estou muito bem; estou um pouco diabético, na verdade, mas já estou bem melhor. Os médicos querem que eu fique na cama por pelo menos três dias, condenadado a tomar nada mais que água fresca. Você pode imaginar isso?
E você se lembra do Gonella? Ele foi um dos meus estudantes em São Bernadino para o seu primeiro ano de estudos, e depois foi para o Santa Clara. Agora ele é um médico aqui agora, uma autoridade. (...) Você sabe o que eu falei pra elew “Me escuta, Gonnella, se você me pedir pra ficar na cama por três dias tomando só vinho, tipo um nebbiolo, barbera ou grignolino, daí eu iria adorar. Eu até cantaria o dia inteiro e estaria muito bem. Mas beber só água, por favor! Mostre-me um pouco de respeito! É assim que você demonstra gratidão por mim depois de eu ter lhe concedido todos os seus estudos?

Nenhum comentário: