segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Paróquia São Pedro Apóstolo, 50 anos de vida e testemunho!

 50 anos de vida e testemunho!
  
Unimos a festa do nascimento de Cristo ao nascimento da comunidade cristã da Paróquia São Pedro Apóstolo, que completa nesse mês 50 anos.
Os Religiosos de São Luís Orione fizeram morada em Guararapes no ano de 1956 – em janeiro o Provincial  Pe. Patarello visitou a cidade a convite do então prefeito Artur Bernardi. Em abril do mesmo ano, Pe. Luis Candoni é enviado para dar continuidade aos entendimentos para a edificação do Colégio dos Padres e em julho chega  Pe. Fernando Campos Taitson com a missão de consolidar a presença orionita em Guararapes, terra rica de famílias cristãs com índice elevado de imigrantes, principalmente japoneses. A Evangelização, o Serviço, o Anúncio do Evangelho, o Testemunho e perspectivas vocacionais eram as metas dos Religiosos de São Luís Orione.
Não bastava uma obra com tantos seminaristas - em1964 chegamos a ter 100 seminaristas; também não bastava a obra de caridade realizada com meninos e meninas - em setembro de 1961chegaram ao Colégio entre 15 a 20 órfãos, o orfanato foi inaugurado em 1965.
Fazia-se necessário, uma caminhada com o povo de Deus, fazia-se necessário o nascimento de uma Paróquia.
A Instalação da Nova Paróquia ocorreu no dia dois de dezembro de 1961, com a presença do Bispo Dom Henrique Gelain, estavam também presentes: o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Superior dos Padres Orionitas Pe. Pattarello, Pe Dino Barbiero, Pe. Fúlvio e Pe. Gustavo Degiampietro que logo tornou-se o Primeiro Pároco. Nesse dia se destacavam também o vice- prefeito, autoridades locais, representantes de associações religiosas e a numerosa presença do povo. A Paróquia foi dedicada a São Pedro Apóstolo.
Na ata da primeira visita pastoral (23 a 25/05) as celebrações foram realizadas na Capela da Escola Apostólica (matriz provisória). Durante a visita pastoral foram crismados 458 crianças; 66 do Ribeiro do Vale, 239 de Rubiácea, 104 provenientes do Caramuru e da matriz provisória apenas 49; o que demonstra a grande população nas áreas rurais.
O encontro de um povo: acolhedor, apreciador de grandes desafios e reverentes a Deus; somado com os Religiosos Orionitas: cheios do espírito da caridade libertadora, de simplicidade e de ações pacificadoras; foram moldando a comunidade paroquial imprimindo-lhe uma identidade própria, um modo de ser igreja. No silêncio de suas ações em pouco tempo a Paróquia São Pedro Apóstolo atingiu uma proporção Evangelizadora sem precedentes em nossa cidade.
Foi preciso criar novas comunidades onde o povo local pudesse fazer a experiência da Eucaristia e da Palavra. Então da Matriz São Pedro Apóstolo nasceram novos faróis de luz, novas capelas foram espalhando-se pela cidade e zona rural: Capela São Judas Tadeu, no bairro São Judas; a Capela São José Operário, no Jardim Satélite; Capela São Vicente, no Asilo São Vicente. Com a advento de novas realidades econômicas a população rural ficou muito reduzida. Ainda hoje a paróquia se faz presente nas Capelas do Bom Jesus no Ribeiro do Vale e na Capela Nossa Senhora do Rosário na Granja Katayama.  A cidade de Guararapes dá sinais de rápido crescimento, novos bairros vão surgindo e Paróquia São Pedro via se fazendo presente. Com a graça de Deus já estamos presentes na Vila Medeiros com a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora.
Como já é sabido, a construção da Paróquia não se deu junto ao Colégio como era previsto no anos sessenta. A paróquia permaneceu onde está até hoje, nas instalações do Oratório Festivo São Luís Orione. O prédio para que se adaptasse às necessidades de uma Igreja Matriz, recebeu diversas modificações, com o passar do tempo.
Recentemente no segundo semestre de 2011, com o envolvimento de toda comunidade, foi realizada a reforma da paróquia justamente para o seu cinqüentenário. Com a nova reforma, foram substituídos todo o telhado e o forro; foram construídas as Capelas do Santíssimo e o do Batismo; o presbitério foi redesenhado para adaptar-se melhor à ação litúrgica.
No dia dois desse mês de dezembro foi inaugurado o monumento ao cinqüentenário da Paróquia.
A paróquia São Pedro chegou aos 50 anos, tão atuante e luminosa como em seu princípio. Ilumina hoje de esperanças os corações de todos que se abrem ao Cristo com mais intensidade.
A comunidade celebra com toda a Igreja de Cristo sua fidelidade herdada dos mártires Pedro e Paulo que do próprio Cristo receberam a missão de conduzir a nossa Igreja.
    
Aqui estamos Senhor somos esta emocionada oferta. Oferta do teu povo santo e pecador. Olha Ó Pai de ternura e bondade a fé que anima a vossa Igreja.
São Pedro, ajuda-nos a persistir como vós na firmeza de uma rocha, 
que de Cristo recebestes e ajuda-nos a não soltar  jamais o leme desta barca que é a Igreja do Cristo Senhor.

Nenhum comentário: