domingo, 30 de outubro de 2011

De Rio Claro - Asilo São Vicente


O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo cumpre há anos a função de ser mais do que um lar para idosos de Rio Claro. Com o compromisso de valorizar e respeitar, a casa atende 113 moradores, oferecendo acomodações, alimentação, acompanhamento médico, medicamentos e atenção. "Mais do que qualquer outra ajuda material, nossos idosos necessitam de visitas e de calor humano", afirma o diretor e padre Ricardo Alexandre Paganini.
Buscando fortalecer a identidade dos idosos com a sociedade, o abrigo garante liberdade. "Temos a consciência de que essas pessoas não estão internadas. Por isso, o portão mantém-se aberto para que todos tenham o direito de ir e vir e participar da sociedade", explica o padre.
Um dos quesitos cuidado com atenção pela administração do abrigo é a alimentação. Para o diretor, a qualidade da comida influi diretamente na saúde dos idosos. "Melhorando a comida, compramos menos remédio. Todos aqui recebem a mesma alimentação. Desde os idosos aos moradores e até aos funcionários e diretoria", diz o padre.
Para ajudar a manter a estrutura e a folha de pagamento de 52 funcionários, a administração do abrigo organiza regularmente eventos, como bazar de panos de prato, bingo e a tradicional quermesse. "Dependemos exclusivamente da ajuda da população para manter o ambiente da casa", acrescenta o padre.
Às vésperas de céu centenário de fundação, o Abrigo da Velhice programou uma série de eventos para a comemoração. Toda a comunidade de Rio Claro e região, bem como todos os amigos de Dom Orione estão convidados. A caridade orionita é a caridade que “não fecha as portas”. Por isso, empenhemo-nos em ajudar estas pessoas que construíram o mundo onde hoje vivemos.

O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo fica na Rua 1, número 270. Telefone para contato: 3524-3188.

Nenhum comentário: