terça-feira, 19 de abril de 2011

Siderópolis: 2011 As Torres Gêmeas

O Pe. Vanderci nos conta que a construção da segunda torre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Siderópolis é um grande sonho dos Paroquianos. 
O estilo da Igreja que até por volta dos anos 90, tinha toda a sua arquitetura no estilo que chamamos de Paragótico, esse estilo já exigia a construção de uma 
segunda torre.
Igreja Nossa Senhora Aparecida atualmente com uma torre.
Compare as duas Igrejas: Acima a Paróquia de Siderópolis
ainda em construção e que posteriormente será reformada.
abaixo está uma foto da Igreja de Guadalupe em Curitiba.
Após um longo processo de reformas as linhas arquitetônicas da Igreja foi completamente modificada. Os arcos paragóticos deram lugar a linhas retas tornando a Igreja mais sóbria e elegante, e ainda mais, completamente original, dado que antes da reforma a Igreja era uma cópia mal feita da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe da cidade de Curitiba. 
A comunidade acertou em cheio por optar pela reforma, naqueles tempos.
Agora novamente a comunidade junto do seu Pároco Pe. Vanderci acertam novamente, com o projeto da construção da segunda torre. O Estilo da Igreja exige uma torre, sem a torre ela se parece com um belo pássaro, porém, com apenas uma asa. 
Parabéns novamente a toda comunidade. Muitos podem achar que não seja prioridade mais uma torre, mas uma obra dessa envergadura, une a comunidade num objetivo comum. Um projeto como esse mostra que queremos oferecer a Deus o melhor que o espírito humano pode produzir, a Arte. É o mistério e a reverência a Deus que produziu a Capela Sistina, as colunatas Bernini, é o Amor que produziu o Taj Mahal.
O povo de Siderópolis fazendo a sua segunda torre estará expressando e ofertando a Deus toda sua arte, toda sua reverência. Deus não precisa, mas homem precisa oferecer.
Fernando Pessoa dirá: "Deus quer, o homem sonha, a Arte nasce".
 O projeto já foi aprovado e terá inicio no mês vindouro bem na Festa do Sagrado Coração de Jesus, o segundo Padroeiro.
Parabéns a todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Siderópolis e ao seu Pároco Pe. Vanderci. Desejamos muita coragem nesta grande empreitada que transformará pedra, cimento, suor e vontade numa grande oblação ao Espírito Criador.


Assim ficará a Igreja após a construção da segunda

Nenhum comentário: