Sábado de muito trabalho na Escola Estadual Dom Orione
Para muitas das famílias que possuem filhos matriculados na Escola Estadual Dom Orione, em Curitiba, o descanso deste sábado (26) foi trocado pelo trabalho voluntário. Estudantes, pais, professores, funcionários e membros da comunidade participaram de um grande mutirão organizado para revitalizar o ambiente escolar.
Entre as atividades previstas estava o corte do mato, a ampliação do calçamento na entrada dos alunos, a construção de uma pista ao redor da quadra para atletismo, a limpeza das carteiras e a pintura externa do prédio. De acordo com a diretora da escola, Maria Ivonete Favarin Vendrametto, foi solicitado que as pessoas doassem o que podiam para o mutirão. “Nós pedimos que os pais contribuíssem de alguma forma. Aceitamos materiais, empréstimo de ferramentas, equipamentos e doação de mão-de-obra”, conta a diretora.
Mesmo sendo em caráter voluntário, boa parte dos pais fez questão de comparecer. O representante comercial Edilson Pereira da Silva, pai do Vinicius Menezes da Silva, da 7ª série, disse que trocou o dia de trabalho para vir com o filho à escola. “A gente como pai tem que estar sempre junto, participando, dando o exemplo, mostrando que é importante ajudar”, ressalta.
A advogada Simone Lima Cruz, mãe da aluna Ana Paula Lima Queiroz , da 5ª série, conta orgulhosa que a filha exigiu que ela viesse. “Eu sempre tive vontade de participar de projetos desse tipo, mas ainda não havia tido oportunidade”, disse. Simone considera o mutirão uma boa forma de se ensinar aos filhos a importância de preservar a escola. Já a filha, Ana Paula, avalia que a atividade voluntária na escola é divertida: “a gente brinca arrumando as coisas”, disse a menina.
VÍNCULO - Para Ana Maria Veiga, diretora-auxiliar da Dom Orione, quando os estudantes, os pais e demais membros da comunidade se envolvem com a escola por meio de trabalhos como esse, passam a preservar mais o ambiente. “Eles sentem que fazem parte disso tudo e entendem com mais facilidade que a escola é deles. Com isso, ficam mais cuidadosos, interessados e participativos. Até mesmo o desempenho pedagógico melhora”, observa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário