sábado, 2 de abril de 2011

Escola Dom Orione - Curitiba

Sábado de muito trabalho na Escola Estadual Dom Orione

 

Sábado de muito trabalho na Escola Estadual Dom Orione

Para muitas das famílias que possuem filhos matriculados na Escola Estadual Dom Orione, em Curitiba, o descanso deste sábado (26) foi trocado pelo trabalho voluntário. Estudantes, pais, professores, funcionários e membros da comunidade participaram de um grande mutirão organizado para revitalizar o ambiente escolar.

Entre as atividades previstas estava o corte do mato, a ampliação do calçamento na entrada dos alunos, a construção de uma pista ao redor da quadra para atletismo, a limpeza das carteiras e a pintura externa do prédio. De acordo com a diretora da escola, Maria Ivonete Favarin Vendrametto, foi solicitado que as pessoas doassem o que podiam para o mutirão. “Nós pedimos que os pais contribuíssem de alguma forma. Aceitamos materiais, empréstimo de ferramentas, equipamentos e doação de mão-de-obra”, conta a diretora.

Mesmo sendo em caráter voluntário, boa parte dos pais fez questão de comparecer. O representante comercial Edilson Pereira da Silva, pai do Vinicius Menezes da Silva, da 7ª série, disse que trocou o dia de trabalho para vir com o filho à escola. “A gente como pai tem que estar sempre junto, participando, dando o exemplo, mostrando que é importante ajudar”, ressalta.

A advogada Simone Lima Cruz, mãe da aluna Ana Paula Lima Queiroz , da 5ª série, conta orgulhosa que a filha exigiu que ela viesse. “Eu sempre tive vontade de participar de projetos desse tipo, mas ainda não havia tido oportunidade”, disse. Simone considera o mutirão uma boa forma de se ensinar aos filhos a importância de preservar a escola. Já a filha, Ana Paula, avalia que a atividade voluntária na escola é divertida: “a gente brinca arrumando as coisas”, disse a menina.

VÍNCULO - Para Ana Maria Veiga, diretora-auxiliar da Dom Orione, quando os estudantes, os pais e demais membros da comunidade se envolvem com a escola por meio de trabalhos como esse, passam a preservar mais o ambiente. “Eles sentem que fazem parte disso tudo e entendem com mais facilidade que a escola é deles. Com isso, ficam mais cuidadosos, interessados e participativos. Até mesmo o desempenho pedagógico melhora”, observa.

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