quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mensagem para o dia mundial da vida consagrada

2 de fevereiro de 2011
Festa da Apresentação de Jesus no Templo

Caros Co-irmãos, Co-irmãs, Consacradas secolares da Família Orionina
Hoje, 2 de fevereiro a Igreja celebra o dia mundial da Vida Consagrada .
Foi instituida pelo Papa João Paulo II em 1997, indicando um duplo escopo: “quer ajudar a inteira Igreja a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir Jesus Cristo mais de perto mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, querem ser para as pessoas consagradas, ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos que devem inspirar a sua doação ao Senhor”.
Convido todos e todas a se alegrarem no Senhor pelo dom da vocação à especial consagração que “imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja” (Vita Consecrata 22)
O dia mundial da Vida Consagrada é celebrada no dia em que a Igreja recorda a apresentação que Maria e José fizeram de Jesus ao Templo, “para oferecê-lo ao Senhor” (Lc 2,22), a fim de que este episódio evangélico se renove na total doação da própria vida de todos aqueles que são chamados a repropor na Igreja e no mundo “os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente” (Vita Consecrata 1)

É uma riqueza que na Familia Orionina est ã o presentes diversas formas de viver a vocaç ã o, a secular e a consagrada, e nessa a laical e sacerdotal.
È indispensável haver claro e evidenciar o valor fundamental da vida consagrada na realizaç ã o do carisma orionino. Dom Orione quiz ser ele mesmo e quiz formar pessoas consagradas ao centro da sua Pequena Obra, orientada à salvaç ã o das almas, sobretudo dos pequenos, dos pobres, do povo mais humilde e abandonado, na comunh ã o da Igreja.
Devemos evidenciar mais na Família Orionina o valor da consagraç ã o religiosa. Enquanto esta identifica aqueles que fizeram uma escolha total no seguimento de Jesus, manifestando aos leigos, que condividem o nosso carisma, que o envolvimento deles na miss ã o n ã o è simplesmente uma ajuda ou uma colaboraç ã o, mas uma experiência de Deus.
A vocaç ã o dos consagrados alimenta e renova a vocaç ã o dos leigos que nos cercam. N ã o será isso que buscam em nós? Sim, buscam “homens de Deus” antes de tudo. Se nós religiosos somos mornos, os leigos morrem de frio.
N ã o poucas vezes, vivendo e apresentando a vocaç ã o orionina, damos a impress ã o de privilegiar os aspectos funcionais, deixando para trás ou n ã o considerando aqueles da vida consagrada. Seria um empobrecimento para nós e para as demais vocações que vivem o carisma orionino.
No fundamental empenho da vida consagrada na Família Orionina se funda também a urgência do empenho para as vocaçôes consagradas dos Filhos da Divina Providência , dasPequenas Irm ã s Missionárias da Caridade e do Instituto Secular Orionino . É um bem indispensável para toda a Pequena Obra da Divina Providência. Rezemos pelas novas vocaçôes, cuidemos da nossa vocaç ã o para que esplenda, avizinhemo-nos de alguns jovens para dizer-lhes: “Vem e segue Jesus nos passos de Dom Orione”.

Sobre todos invoco a benção do Senhor.
Don Flavio Peloso

Nenhum comentário: