sábado, 5 de fevereiro de 2011

Carta de Dom Flávio - II

 
Fatos relevantes de 2010
Quantos acontecimentos ocorrem em uma Família grande como a Congregação: fatos bonitos e tristes, fatos sucedidos à vista de todos ou ocultos no segredo das almas, obras boas e, infelizmente também obras más, heroísmos e misérias. Tudo está nas mãos da Divina Providência. Recordemos alguns eventos de interesse geral, a fim de que sirvam de estímulo para entoarmos o nosso Te Deum, tanto o de Congregação quanto o pessoal.
No dia 2 de fevereiro, foi aberta uma nova comunidade orionita na Coreia do Sul, o que constitui um novo passo em direção à Ásia. Foi um início pobre, frágil e generoso.
No dia 27 de fevereiro recebemos a notícia do terremoto no Chile que, inclusive, causou danos a algumas de nossas casas. Foi motivo de muita comoção e ajuda fraterna.
Em 2010 o acontecimento mais importante da Congregação foi certamente o XIII Capítulo Geral. Após o envolvimento de toda a Congregação na fase preparatória (caderno pessoal, capítulo na comunidade, capítulo provincial, Comissões pré-capitulares), a fase conclusiva se deu em Ariccia (Roma): no dia 30 de maio ocorreu o início do Capítulo em Tortona;  a eleição do Superior geral e do Conselho aconteceu nos dias 12 e 14 de junho; em seguida houve a conclusão oficial no dia 23 de junho; no dia 24 houve o  encontro com o Papa  Bento XVI, que dirigiu à Congregação um  belo discurso. Exortou-nos a  "continuar na trilha carismática traçada por Dom Orione… imbuídos da caridade suavíssima de Nosso Senhor". Em setembro, foi distribuído o Documento final do XIII Capítulo Geral, um grande dom para os próximos anos.  O Capítulo teve como tema o brado: Somente a caridade salvará o mundo. Fontes, relacionamentos, ministérios, vocações e novas fronteiras da caridade apostólica”.  Por um lado, o documento foi fruto da nossa experiência e do esforço partilhado para decifrar e interpretar os sinais dos tempos. Por outro, foi uma precisa expressão da vontade de Deus a respeito de nosso futuro caminho como religiosos e como Família Orionita.
Linhas de ação e decisões animam-nos a ser “Dom Orione hoje”, em nosso mundo, “imbuídos de caridade para fazer com que todos experimentem  o amor providencial de Deus”. Convidam-nos a sermos entusiastas e operantes em seu projeto de santidade, testemunhas jubilosas e merecedoras de crédito do espírito orionita, fascinados por Deus e dedicados aos nossos irmãos mais carentes, convictos que “à causa de Deus e da sua Igreja não se serve senão com uma grande caridade de vida e de obras” (Lettere I, 181).
Foi um gesto de grande significado, para a cidade de Roma e para nós Orionitas, o fato de o Papa ter vindo abençoar a Madonnina do Centro de Monte Mario (Roma) que tinha sido recolocada em seu pedestal no dia 15 de junho, depois da queda desastrosa do dia 13 de outubro de 2009. 
Bela notícia foi a do dia 2 de julho: Irmã Maria Plautilla Cavallo foi proclamada Venerável. Logo depois, no dia 4 de julho, vimos a consagração de Raymond Ahoua,  nomeado Bispo de Grand-Bassam (Costa do Marfim).
 O ano de 2010 foi também um ano de grande rumor a respeito dos escândalos de pedofilia combatidos com grande energia por Bento XVI que emanou o documento Normae de gravioribus delictis. Também em nossa Congregação se consolida um forte movimento de atenção e de decisão com respeito a esse tema.
 É sempre bela a Festa de Nossa Senhora da Guarda no dia 29 de agosto que Dom Orione promoveu e organizou pessoalmente. Agora se tornou festa do povo, celebrada também no novo santuário de Nossa Senhora da Guarda  em Bonoua (Costa do Marfim).
Dentre as novas aberturas missionárias da Congregação, durante o ano de 2010, faço questão de assinalar, além da Coreia, a fundação nas Filipinas, em Dalahican (Lucena) e, oficialmente desde o dia 20 de novembro, em Tampellin (Burkina Faso).
O Movimento Laical Orionita realizou em Cotia (Brasil) a Assembleia geral com a eleição do novo Coordenador geral. Foi um passo de amadurecimento e de consolidação; o novo coordenador geral é o espanhol Javier Rodriguez Lopez.
 2010 se concluiu, com particular trepidação, pela Costa de Marfim, à beira da guerra civil, pela Albânia, em dramática situação pelas inundações, e pela onda de violências e atentados contra os cristãos em várias partes do mundo.
O Papa Bento XVI expressou e demonstrou seu particular interesse pela vida consagrada. Recebeu os representantes da União dos Superiores Gerais, no dia 26 de novembro, recordando a todos os religiosos: “Sois, por vocação, buscadores de Deus”.
Cada um de nós continue a fazer memória de outros eventos de 2010 para termos mais motivos de bendizer o Senhor e fortalecer os vínculos de reconhecimento entre todas as pessoas.

Nenhum comentário: