domingo, 27 de fevereiro de 2011

Assembléia da Juvenil Vocacional


Assembleia PJVO
Assembleia PJVO
A Pastoral Juvenil Vocacional Orionita (PJVO) vem desenvolvendo um amplo trabalho de formação dos jovens de nossas comunidades nos últimos anos. Através dos encontros regionais acontecidos em Guararapes-SP, Rio Claro-SP e São José-SC, foi-se dado um novo ânimo aos grupos e pastorais da juventude. Foi um primeiro momento para a renovação. Agora, tendo em vista o ENAJO (Encontro Nacional da Juventude Orionita) que acontecerá no Cotolengo Paulista, em Cotia-SP, em julho deste ano, precisamos dar um passo a mais. Nesse sentido é que foi proposta a Assembléia da Juventude Orionita, que será tanto um espaço aberto de formação ao carisma e espírito de Dom Orione, como também um momento de reflexão e discussão dos próximos passos que queremos dar enquanto Pastoral Juvenil de Dom Orione. 
Tudo isso vem acontecendo em sintonia com os novos ensinamentos da Igreja. Hoje, não devemos mais falar no jovens como “futuro da Igreja” mas como presente vivo e atuante no meio dela, uma vez que são os jovens a força que trará novo vigor às nossas comunidades cristãs. O próprio São Luís Orione que, tendo fundado sua Congregação a partir de um pequeno colégio para as crianças e jovens em situação de extrema pobreza, já sabia disso. Ele costuma dizer que sem os jovens não pode existir Igreja e com eles, podemos fazer muito mais do que jamais pensamos.
A Assembléia da Juventude Orionita vai acontecer nos dias 26 e 27 de fevereiro no Santuário São Luís Orione do Cotolengo. Jovens provenientes de 5 estados do Sul e Sudeste brasileiros devem se fazer presentes. Que eles, iluminados pelo Espírito do Senhor, possam se fazer protagonistas de suas vidas e apaixonados por Dom Orione e sua missão, fazer da caridade o motivo maior de suas vidas. Assim, não ficaremos simplesmente sonhando com um futuro incerto e longínquo, mas teremos já uma nova realidade no presente. 
Ave Maria e avante!!!

Nenhum comentário: