quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vamos acreditar na Vida Religiosa

(sintetisamos aqui mensagem do nosso provincial levada às comunidades religiosas nessa etapa de visitas às casas orionitas da província do sul)
A essência da vida comunitária é o testemunho de fraternidade, tal testemunho não é simples mesmo nas famílias e nas relações de amizade, existem sempre grandes dificuldades. Viver essa fraternidade não significa que temos de ser perfeitos na vida comunitária.
A comunidade religiosa vivida fora da experiência de Jesus Cristo, sem espiritualidade, sem oração, distante do que é específico do carisma acaba sendo um lugar excelente para criar neuróticos, psicóticos, depressivos e imaturos. Se não for vivida dentro de uma proposta de vida de consagração a vida religiosa vira um inferno.
Não podemos nos esquecer que a nossa igreja é comunitária, o nosso Deus é comunitário.
A vida comunitária não é uma brincadeira nem um metodologia de trabalho, é um desafio cotidiano, é atender ao conhecido pedido de Jesus “amai o próximo como a si mesmo”.
Faz-se necessário zelar pela vida comunitária. Podemos cuidar bem dos negócios, da boa condução do povo, sermos organizados, mas isso não é vida comunitária.
Em nossas casas temos o diretor que conduz e organiza a comunidade como um pai, temos o pároco que é o delegado do provincial naquela paróquia e em algumas comunidades também temos o espaço de formação com a presença de um formador, que completa ainda mais a comunidade.
O local de evangelização da casa religiosa é a paróquia portanto quem assume a vida da paróquia é a Comunidade Religiosa pois o lugar da evangelização das nossas obras é a paróquia, se essa comunidade não evangeliza essa comunidade não tem rosto não tem identidade.
Quanto ao espaço formativo, temos que ser modelos de vida religiosa para os novos formandos, senão nós criamos uma cisão uma esquizofrenia. Será que o que faço é algo que se pode apresentar para os formandos como modelo?
Na casa religiosa o pároco, o formador, o diretor, cada um tem a sua função, mas não nos esqueçamos, é a comunidade quem evangeliza.
Vamos crescer em comunidade acreditando na Vida Religiosa.
Pe. Aparecido da Silva (PODP)
Provincial

Um comentário:

Nina disse...

Este blog esta cada dia mais interessante e a foto de São Luis Orione ficaou ma-ra-vi-lho-sa. Iluminou a página...
Vida religiosa não deve ser fácil. Feita a escolha. Deve ser vivida com muita responsabilidade. E o mundo ta cheio de religiosos felizes com sua opção.