segunda-feira, 6 de abril de 2009

Irmã Maria Nazaré da Silva Paiva



Nasceu no dia 02 de Agosto de 1922, na cidade de Itaguaí, vila de Seropédica RJ, filha de Josino José de Paiva e Francisca Carolina da Silva Paiva, os quais tiveram 16 filhos.
Diante da formação familiar e cristã Irmã Maria Nazaré sentiu o chamado para a vocação religiosa e no dia 30 de Outubro de 1954, iniciou a sua caminhada vocacional na Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (São Luís Orione), no santuário de Fátima no Rio de Janeiro.
Na sua experiência junto aos pequenos, identificou-se com o projeto de São Luís Orione e no dia 15 de Agosto de 1958, disse sim a esse projeto com a audácia e a simplicidade do Fundador; no dia 02 de Fevereiro de 1962 reafirmou o seu sim, professando por toda a vida os votos de Castidade, Pobreza, Obediência e Voto de Caridade dia 16 de julho de 1989.
Em 1980 participou com grande entusiasmo da Beatificação de Dom Orione em Roma.
Durante estes anos doou sua vida nas diversas obras: Niterói, Gávea, juiz de Fora, Guararapes, Lar Dom Orione e Paraíba do Sul onde morava há 16 anos, prestando serviços como ministra da Eucaristia, trabalho com as internas idosas e com o bazar.
Em 14 de Setembro de 2008 Ir. Nazaré celebrou os seus 50 anos de Vida Religiosa, com missa festiva com a participação da comunidade, seus familiares, como também das irmãs que vieram de outros lugares para este momento tão marcante de sua vida.
Seu trabalho e seu testemunho em Paraíba do Sul foi reconhecido e no dia 15 de Janeiro de 2009, quando Ir. Maria Nazaré foi homenageada pelo Exmo Prefeito Gilberto Leal com o título de cidadã Sul paraibana e um troféu, manifestando assim, a gratidão do povo Sul paraibano por tudo que realizou e fez nesta cidade.

Ir. Maria Gilse Pereira Dias
Paraíba do sul, 30 de março de 2009

Nenhum comentário: