quarta-feira, 2 de maio de 2012

SAUDAÇÃO AOS CONFRADES E AMIGOS DO BRASIL

Roma, 29 ABRIL  2012


ASSUNÇAO (Paraguai)  - Encontro do Conselho Geral com os Conselhos Provinciais

Com todos os Conselheiros, estamos finalizando estes dois meses de março e abril transcorridos na América Latina, sobretudo dedicados à visita canônica às comunidades e obras. Tivemos importantes encontros com otodos os conselhos provinciais juntos, em Assunção (Paraguai), de 05 a 08 de março, e depois separadamente em cada país. O programa foi intenso, mas o Senhor, a saúde e o bom acolhimento recebido em todos os lugares – e pelo que agradeço – nos sustentaram no compromisso.
A tarefa desta longa visita foi aquela de animar a comunhão fraterna e verificar a nossa fidelidade criativa a Dom Orione, para viver um presente que tenha futuro, mediante a inculturação de nosso carisma nos novos tempos e lugares.
Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Chile tem sido as naçoes interessadas pela visita do Conselho Geral. As comunidades visitas foram 90, aproximadametne.
Quanto bem e quanta graça de Deus se desenvolve por nossas pobres pessoas e atrividades! Visitando com o realismo do olhar fraterno, concluímos com Dom Orione: “É o Senhor quem faz! É a Divina Providência pela mão de Maria que confuz as nossas obras. Nós nada somos senão pobres servos ou trapos dos quais Deus benignamente se serve”.
Agradecimentos aos bons confrades e a tantos leigos colaboradores, adoração da Providência de Deus que atua no meio de nós, humildade e responsabilidade: são estes os sentimentos que trago ao partir da América Latina.
Por tudo, elevo orações e faço votos, na esperança de celebrar no ano missionário (20 de outubro de 2013 a 08 de dezembro 2014) o encontro de Dom Orione dos povos da Itália e da Europa com os povos da América Latina, recordando o Centenário da partida dos primeiros missionários orionitas para o Brasil. O encontro de Dom Orione em São Paulo pode ser um sinal deste acolhimento.
Pensando a tanto bem aberto diante de nós e, contemporaneamente, aos Confrades que nos deixam, unamo-nos num vínculo de amor a Deus e de afeto à Congregação para invocar e dar vocações à nossa Família religiosa. Temos necessidade urgente e grande, sobretudo na Europa Orionita que vê diminuir rapidamente o número de seus filhos.
Com os olhos e o coração cheio de imagens e de recordações desta longa visita na América Latina, envio a todos os confrades, irmãs e leigos, fraternalmente  encontrados, saudações e a certeza de orações.
Pe. Flávio Peloso.


Nenhum comentário: