
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
NOVO SITE: WWW.PEQUENOCOTOLENGO.COM.BR

A história da construção do Pequeno Cotolengo Paranaense iniciou-se em 1959, quando Dom Manuel da Silveira D’Elboux, na ocasião Arcebispo de Curitiba, visitou a Pequena Obra da Divina Providência, monumento deixado por São José Benedito Cotolengo e São Luís Orione, na Itália. Ele interessou-se pela filosofia espiritual de ajuda às pessoas deficientes.
Curitiba precisava de uma obra de caridade. Recursos financeiros não havia, todos confiavam na Divina Providência. Um casal religioso, Antonio e Maria Tokarski, doou um terreno no Campo Comprido. Com o apoio de voluntários e colaboradores, começaram os trabalhos com a abertura de estrada e o corte do mato. Existia um único sonho: construir a Vila da Caridade. A fundação do Pequeno Cotolengo data no dia 25 de março de 1965.
A administração era feita por padres e irmãs, que realizavam quermesses, festas animadas e organizadas pela comunidade, com objetivo de arrecadar fundos para iniciar as construções. Um grupo de voluntários organizava os churrascos beneficentes num local bastante precário, mas com a presença de inúmeras pessoas que estavam dispostas a colaborar.
No início, eram atendidas 25 meninas com deficiência mental, algumas com problemas físicos e totalmente dependentes, em situação de abandono. A Entidade era mantida com doações da comunidade. Contudo, a Instituição foi crescendo e hoje o Pequeno Cotolengo Paranaense é referência no atendimento prestado.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
Festa de São Sebastião comove fiéis em Quatro Barras
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Igreja: Vaticano publica indicações para a celebração do «Ano da Fé»
50 anos do Concílio e Catecismo são pontos centrais nas propostas da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 05 jan 2012 (Ecclesia) - A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), organismo da Santa Sé, vai publicar este sábado uma nota com “indicações pastorais” para a celebração do ‘Ano da Fé’ convocado por Bento XVI, revelou o Vaticano, em comunicado. A iniciativa, com início marcado para 11 de outubro de 2012, assinala o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965). “Com a promulgação deste ano, o Santo Padre pretende colocar no centro da atenção eclesial aquilo que, desde o início do seu pontificado, tem mais a peito: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé nele”, assinala ocomunicado da Santa Sé. A Nota da CDF, com data de 6 de janeiro, solenidade da Epifania, é composta por uma introdução e algumas “indicações pastorais”. “O Ano da Fé será uma ocasião privilegiada para promover o conhecimento e a difusão dos conteúdos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica”, assinala o documento. A celebração, que se prolonga até 24 de novembro de 2013, domingo de Cristo-Rei, será feita a quatro níveis, de acordo com a Santa Sé: em toda a Igreja; Conferências Episcopais; dioceses; paróquias, comunidades, associações e movimentos. No que se refere à celebração em toda a Igreja, para além da celebração da abertura e outros acontecimentos em que participará Bento XVI (Assembleia do Sínodo dos Bispos em Outubro próximo, JMJ de 2013 no Rio de Janeiro), sugere-se que se promovam iniciativas ecuménicas para “invocar e favorecer o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos”. Às Conferências Episcopais pede-se que cuidem da qualidade da formação catequética eclesial e promovem uma “verificação dos catecismos locais” para que haja uma “plena conformidade ao Catecismo da Igreja Católica”. A CDF apela ainda à utilização das linguagens da comunicação e da arte, com “transmissões televisivas ou radiofónicas, filmes e publicações, a nível popular e acessíveis a um público amplo, sobre o tema da fé, dos seus princípios e conteúdos, bem como sobre o significado eclesial do Concílio Vaticano II”. A nível diocesano, propõe-se o “diálogo criativo entre a fé e a razão, através de simpósios, encontros e jornadas de estudo, nomeadamente nas Universidades Católicas” e a promoção de “celebrações penitenciais”, com especial atenção aos “pecados contra a fé”. Quanto às paróquias, comunidades, associações e movimentos, a CDF indica que “a proposta central continua a ser a celebração da fé na liturgia, em especial na Eucaristia”. O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização constituirá uma Secretaria para o Ano da Fé, também com presença na Internet, visando “coordenar as várias iniciativas promovidas pelos diferentes Dicastérios Santa Sé e todo o tipo de acontecimentos relevantes para a Igreja universal”. OC |
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Seminário de Quatro Barras terá 10 novos seminaristas

QUATRO BARRAS. Mas uma Convivência Vocacional aconteceu em nosso seminário, foram momentos de muita alegria, partilha, oração, conhecimento e visita. Nossos jovens perceberam o quanto é importante escolher a vocação e ser feliz. E isto, eles tiveram a oportunidade durante a semana de convivência.
Queremos agradecer a todas as pessoas que rezaram e nos ajudaram com alimentos. A equipe Pastoral Vocacional do Paraná e a Equipe Formativa que dedicou para que acontecesse este encontro. Foram aprovados 12 jovens. Onde 01 irá para São Paulo (Seminário Dom Orione), 01 para Guararapes e os 10 para nosso seminário.
Este ano o seminário terá 16 jovens, a equipe Formativa será Pe. Aguiar e Cl. Roberto. A eles desejo um bom ano, bom trabalho e que Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e São Luis Orione os Abençoe.
Pe. Josiano é transferido da Paróquia de Palmas

Depois de 5 anos na Comunidade da Paróquia São Luiz Orione e 3 anos como pároco Pe Josiano Candido dos Santos natural de Juiz de Fora MG, tem pela frente um novo desafio: Ele foi transferido para a comunidade religiosa do Lar dos Meninos Dom Orione em Belo Horizonte MG. Na missa de despedida com igreja super-lotada Pe Josiano emocionado disse que foram anos de muita experiencia nesta cidade de Palmas. Concluiu suas poucas palavras dizendo:" Combati o bom combate guardei a fé.
Ao Pe Josiano os nossos agradecimentos pelo seu apostolado exercido nesta paróquia com amor, carinho, zelo e dedicaçao.
Deus lhe abençoe sempre.
Pe Edmar e comunidade paroquial
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Convivência Vocacional 2012
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
O quinto dia do Estágio Vocacional foi dedicado ao tema: “A arte de se relacionar”.

Belo Horizonte. O quinto dia do Estágio Vocacional no seminário Dom Carlos Sterpi foi marcado por várias atividades. Iniciamos a nossa jornada rezando o tema da oração matutina: “Filhos da Divina Providência: discípulos, missionários, promotores da vida”. A oração foi conduzida pelo cl. Geovani e como gesto concreto deste momento de espiritualidade, os vocacionados escolheram uma pessoa para rezar durante o dia e partilhar na oração da noite. A reflexão ficou aos cuidados da psicóloga e amiga do Lar dos Meninos, Natalina de Lima. Nossa palestrante refletiu sobre o tema: “A arte de se relacionar”. Em sua fala ela conseguiu interagir de modo dinâmico com os vocacionados. Essa inteiração foi oportuna, considerando que o tema é altamente instigante e propício por estarmos em uma casa de formação, onde o “conviver” será um exercício contínuo e desafiador. A nossa amiga, usando de pedagogia própria, procurou agregar ao tema pontos fundantes como: auto-conhecimento, auto-estima, mecanismos de defesa etç. Com a prudência que deve ser tratada, Natalina também ampliou, de maneira simples e direta, a temática da sexualidade e homo afetividade, clareando sobre os conceitos de opção e orientação nestas questões. A psicóloga considera importante menção a tais temas, visto que nossos jovens vocacionados, uma vez inseridos nessa comunidade formativa, deverão se adequar às regras, limites e até mesmo proibições, ou melhor, a renúncias, como por exemplo, o que diz respeito aos votos de castidade, bem como o de pobreza e obediência. Na parte da tarde, dando continuidade ao tema do dia: arte de conviver, ganharam destaque a tolerância, a compaixão e a misericórdia como virtudes que devem estar presentes na difícil e bela arte de conviver. Na celebração eucarística, nossos vocacionados tiveram a oportunidade de participar da renovação dos votos dos nossos religiosos: Fabiano, Getúlio, Luiz e Sebastião. A missa foi presidida pelo pe. Geraldo Dias, diretor do Lar dos Meninos Dom Orione. À noite, concluímos a jornada vocacional com a oração da noite, onde pudemos revelar o nome do vocacionado ao qual tivemos a ocasião de rezar durante o dia.
G.S.P.
Oito jovens entram iniciam noviciado orionita no Paraná

O superior provincial, pe. Aparecido da Silva, agradeceu o “sim” de cada um deles e pediu que sejam sinceros, honestos e desejosos de se aperfeiçoar no caminho da santidade, segundo os conselhos de São Luis Orione. Os noviços, por sua vez, juraram estar sempre abertos à luz do Espírito Santo e a seguir o santo Evangelho com todo o empenho. O mestre de noviços, pe. Gilberto Ferreira, os entregou um terço como sinal da vida intensa de oração que é característica desta etapa de formação.
Estavam presentes na celebração, além dos padres já citados, o pe. Luis Carlos e o pe. Márcio Lopes, auxiliares da formação, pe. Pedro Paulo de São Paulo, pe. Ewaldo Wroblewski, de Cotia e outros religiosos.
Os oito noviços orionitas passarão um ano no qual terão momentos profundos de oração e espiritualidade, estudo das constituições da congregação e experiência prática dos votos de pobreza, castidade e obediência, além da vida comunitária.
No final da tarde, os noviços rezaram o terço caminhando pelos jardins do seminário, afim de entregar suas vidas e vocações nas mãos de Maria, mãe e mestra.
Posse do novo conselho da Província Nossa Senhora de Fátima

Brasília. Em uma celebração eucarística acontecida na noite do dia 11 de janeiro, na capela do Instituto Dom Orione, em Brasília, aconteceu a posse da Direção Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima - Brasil Norte, que estará à frente do governo da Província de 2012 a 2014. Pe. Tarcísio Vieira, Diretor Provincial, presidiu a Santa Missa, na qual fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade, manifestando a comunhão com toda a Igreja e comprometendo-se a promover, pela missão que lhe foi confiada, a doutrina transmitida pelos Apóstolos e a comunhão com todo povo de Deus.
A Direção Provincial é assim composta:
Pe. Tarcísio Vieira - Diretor Provincial
Pe. Otávio Marques Ferreira - Vice Provincial
Pe. Magno Guilherme Angeli - Conselheiro
Pe. Celmo Coelho de Sousa - Conselheiro
Pe. Márcio Almeida do Prado - Conselheiro
Pe. Amilar Eurides Giuriato - Conselheiro e Ecônomo