sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Secretariado anuncia avanços na formação

Seminários menores da Província agora contam com plano formativo padronizado
São José dos Pinhais. Durante encontro realizado no Noviciado São José, o Secretariado de Formação e Pastoral Vocacional da Província Nossa Senhora da Anunciação da Congregação Orionita anunciou a implantação de um novo referencial formativo para os Seminários menores e Núcleos de Vocações adultas. O mesmo vem sendo planejado e estudado há três anos pelos formadores e uma equipe de clérigos que o idealizaram embasando-se no Itinerário Formativo Orionita e no subsídio para formação ao carisma “Nos passos de Dom Orione”, além de procurar ir ao encontro das demandas que a realidade brasileira exige da vida religiosa hoje.
A reunião do Secretariado de Formação e Pastoral Vocacional aconteceu entre os dias 9 e 11 de fevereiro deste ano sob a coordenação do padre Claudinei Niedzwieck, mestre de noviços e conselheiro responsável pela formação em nossa província. Entre os presentes, todos os formadores e assistentes das várias casas de formação orionita do sul e sudeste do Brasil e o padre Aparecido da Silva, diretor provincial. Foram três dias de discussões, reflexões e apontamentos em vistas à melhoria do processo formativo dos aspirantes e postulantes da Pequena Obra desta região do Brasil.
Foram também encaminhados referenciais formativos para as demais etapas de formação. Para o período do juniorato, foram propostos planos de formação para a filosofia, o tirocínio e a teologia. Estas, porém, ainda deverão ser aperfeiçoadas durante este ano e novamente discutidas na próxima reunião do Secretariado, a acontecer nos dias 10 e 11 de outubro próximo.
Entre os diversos avanços propostos, estão o de implantar nos seminários menores um roteiro formativo embasado nas exigências da Congregação como um todo, que tenha como panorama a formação de um religioso comprometido com a Igreja e as urgências de nosso tempo, acrescidos de maturidade e ciência de suas responsabilidades e desafios. Para tal, os formadores puderam aprofundar-se nesta dinâmica participando de uma palestra proferida pelo padre Adalto Chitolina, SCJ. O religioso dehoniano abordou aspectos da formação na ótica da psicologia da escola de Roma, salientando a importância dos jovens formandos buscarem aquilo que é “bom em si mesmo”, ou seja, de transcenderem.
O pe. Aparecido da Silva, diretor provincial, ao final do encontro, motivou todos os presentes a confiarem a Deus seus respectivos trabalhos formativos. “Se tivermos Deus como centro e fonte de nossa vida e de nosso esforço na formação, com certeza colheremos bons frutos no futuro”, salientou o superior. Ao partirem para suas comunidades, cada confrade levou consigo uma cópia do novo “Referencial Formativo para os Seminários Menores” e a certeza de que um grande passo para a qualidade da formação está sendo dado.

Cl. Clayton Munhoz, orionita.

Nenhum comentário: