quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"QUARESMA, CAMINHO DA FÉ"

          A Quaresma é a recordação do Êxodo do povo de Deus a caminho da terra prometida. caminho de fé e certeza da presença de Deus, não obstante adversidades, contradições, infidelidades. Moisés manteve-se firme na fé, pois ressoava permantemente no seu interior: "Eu sou Aquele que Sou".
          A Quaresma, no hoje da Igreja e do mundo, é um convite para seguir Jesus e aceitá-Lo como único Salvador e solidário com a humanidade interira.
          Aceitar Jesus e acolhê-Lo supõe a fé. A fé é a força que estumula a conversão permanente. A quaresma inicia-se com solene transformador gesto. O homem e amilher inclinam-se diante de si mesmos, do outro e de Deus para receber as cinzas, sinal de tudo e do nada. Sinal da grandeza e pequenez, sinal real da possibilidade de se transformar. O sacerdote ao derramar as cinzas diz as profundas palavras do evangelho: "Converte-te e crê no evangelho". Portanto converter-se para crer e crer para converter-se.   Converter-se para uma prática de fé comprometida com os dramas humanos, para ajudar a transformá-los em situação de páscoa da ressurreição.
          A Quaresma é caminho da fé para celebrar a passagem pascal de Cristo ressuscitado e ressuscitador das situações de morte, que envolvem os seres humanos.
          A Quaresma, como caminho da fé, fortalece a oração, p jejum e a esmola. A oração, jejum e a esmola devem ser entendidos como misericórdia. A misericórdia de Deus desperta no ser humano solidariedade, partilha e caridade.  
          Quaresma, como caminho da fé, entusiasma a vivência da Campanha da Fraternidade como compromisso de fé.
Missa de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade na Paróquia Achiropita - SP

Nenhum comentário: