sábado, 7 de abril de 2012

          FELIZ PÁSCOA 2012             Caríssimos membros da família orionita, Queridos confrades,
            No coração da liturgia do Tríduo Pascal, um grito de esperança interrompe o silencio entristecido dos dias da Paixão: "Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou!" (Mc 16, 6). Logo em seguida a boa nova chega aos discípulos através de Maria Madalena: "Foi ela – diz o Evangelista - que deu a notícia aos que tinham vivido com ele" (v. 10). Depois, "Jesus apareceu... a dois discípulos que se dirigi-am para o interior. Eles voltaram e deram a notícia aos outros" (v. 12s). "Por fim Jesus apareceu aos Onze... e lhes disse: ‘Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (v. 14.16). Então, "Os discípulos partiram e pregaram por toda parte" (v. 20).
           É o início da fé pascal. Os discípulos, as mulheres e o próprio Jesus anunciam a vitória. Desde aquele dia – e jamais perdeu a sua força - a Ressurreição de Jesus se torna um evento de Palavra, um Anúncio para ser comunicado e tes-temunhado.
          Incendiado pelo fogo da caridade, Dom Orione viveu testemunhando a Ressurreição de Cristo.  Impulsionados pelo seu exemplo, nós continuamos a manifestar, através do apostolado caritativo, que "o Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão" (Lc 24, 34).

           Portanto, "elevemos o olhar da fé, ó ir-mãos: eis o Cristo que vem, vivo com os vivos, para dar-nos a vida com a sua vida, na copiosa efusão da Redenção. Oh! Ressurja Cristo também em nós, se acaso tenhamos desfalecido ao longo do caminho. Viva em nós com a sua graça e vivamos nele e dele, porque fora dele não há vida nem consolação que valha a pena" (Dom Orione).
          Quero desejar uma Santa Páscoa aos Sacer-dotes da Província que, especialmente nesta Se-mana Santa, "deram Cristo ao povo e o povo à Igreja de Cristo"; aos nossos Diáconos que pro-clamarão, pela primeira vez, no exercício do ministério do serviço litúrgico, o canto alegre do "Exultet"; aos Irmãos que participando, com o povo, das celebrações litúrgicas deram testemu-nho que a Ressurreição do Senhor é a "Festa das festas" e a "Solenidade das solenidades"; aos Eremitas que acenderam a luz de Cristo através da adoração e da oração fiel; aos Clérigos, estudantes e tirocinantes, que amplificam e vivificam os nossos sentimentos de esperança num futuro promissor para a Congregação e a Igreja. Enfim, aos nossos noviços e seminaristas, para que se sintam sempre mais encorajados no caminho do seguimento do Ressuscitado.
          Uma Feliz Páscoa aos leigos do Movimento Laical, aos nossos benfeitores e amigos, aos funcionários, aos nossos assistidos e paroquianos. Que as festas pascais solidifiquem ainda mais os laços que nos unem como família orionita.

          Ao Superior Geral e Conselheiros que visitam a nossa Província e nos ajudam a prosseguir na "fidelidade criativa", aos Religiosos da Província Brasil Sul que partilham conosco os ideais da inculturação do carisma na "Terra de Santa Cruz", aos membros do Instituto Secular que anunciam a Ressurreição do Senhor em lugares distantes em nome de Dom Orione e às nossas queridas Irmãs, uma Feliz Páscoa. Que a fé pascal preencha o nosso coração de um ardor e de um zelo extraordinários e nos faça corajosos para servir com generosidade e amor.
          A todos desejo uma Santa e Feliz Páscoa da Ressurreição.
          Pe. Tarcísio Vieira - Província Nossa Senhora de Fátima

Nenhum comentário: