quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Lc 1, 42
"A minha alma engredece o Senhor e o meu espirito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu Nome é Santo e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que temem. Ele mostrou a força de seu braço; dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misréricórdia, conforme promoterea aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descedência, para sempre". Lc 1, 46 - 55. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ordenado primeiro Orionita Indiano



EMJALA. (INDIA) Hoje, 23 de maio, na paróquia-santuário “Menino Jesus” em Emjala às 10 horas da manhã foi ordenado sacerdote orionita o jovem Praveen Kumar Addagatla, pela imposição das mãos de Sua Excelência Dom Thumma Bala, arcebispo de Hyderabad, estado de Andhrah Pradesh, no sul da India. No domingo, dia 24 de maio, Padre Praveen celebrará sua primeira missa no mesmo santuário.


No mesmo dia, aproveitando a ocasião da ordenação do padre Praveen, os clérigos e os jovens seminaristas indianos fizeram uma campanha vocacional na área, tendo em foco fazer o bem para a congregação e para a igreja. Estando os jovens atualmente em férias escolares, estão todos disponíveis para participar de encontros vocacionais. Dentro em poucos dias começará o ano escolar e com ele também a estação das chuvas o que tornará impossível fazer tal campanha.

Padre Praveen é o responsável pela formação dos seminaristas do Seminário Menor orionita “Maria Sadan” em Bangalore, ajudado por um clérigo tirocinante.
Desejamos ao padre Praveen e a todos aqueles que se encontram com ele um vida plena das graças de Deus e cheia do entusiasmo carismático de Dom Orione!


segunda-feira, 21 de maio de 2012

 Irmã M. Rufina, Pe. Aparecido, Pe. Rodinei e a leiga Neusa
 Pe. Paulo Sergio, leigo João Hansen, Pe. Ademar, leiga Rosária e Pe. Marcio Lopes

Pe. Bogaz, leiga Eva e o Cl. Clayton também estavam presentes.

GEO - Grupo de Estudos Orionita: o segundo encontro do GEO de 2012, realizado em São Paulo_SP, focou-se em duas atividades distintas. No período da manhã, após rever alguns pontos do último encontro, ouvimos a exposição sobre a Fraternidade Toca de Assis, proferida pelo professor João Hansen. Em seguida, discutiram-se ideias realtivas à emergência das novas comunidades na Igreja, aos sinais dos tempos e possíveis propostas que atendam à esta realidade e que possam ser aplicadas e vividas entre nós Orionitas. No período da tarde, foram analisados os subsídios do MLO, que ficaram sob a responsabilidade dos membros do GEO, na articulação e na preparação das fichas de acordo com temas específicos.

MISSA - MÃE NEGRA - ACHIROPITA - SP

O Bexiga é um bairro sui generis da capital paulista, marcado pelo encontro cultural de negros e italianos. E, mais recentemente, dos nordestinos. Essas populações só fizeram enriquecer o panorama cultural da cidade. Ícone da presença italiana em São Paulo - os imigrantes começaram a chegar no século XIX -, o bairro também abrigou o quilombo do Saracura. Os negros antecederam os italianos na região, porém sua história é menos conhecida, ainda que o bairro seja o berço da escola de samba Vai-Vai. A convivência entre essas culturas e etnias distintas se reproduz na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, construída na tradição calabresa e onde são celebrados missas, batizados e casamentos afros.
A presença de elementos da cultura afro-brasileira nas celebrações católicas na Achiropita foi idealizada pelo sacerdote Antônio Aparecido da Silva, o Padre Toninho, segundo padre negro na paróquia do Bexiga. Ao assumir a função de pároco, ele julgou que o momento era oportuno para organizar um grupo pastoral na
comunidade voltado para o resgate e a preservação das raízes culturais afro-brasileiras. No ano de 1988, quando foi comemorado o centenário da abolição da escravatura no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o negro como tema da campanha da fraternidade.
A primeira missa afro-brasileira na Achiropita foi celebrada no fundo da igreja, meio às escondidas, com a desaprovação de muitos, até mesmo da comunidade negra. A novidade mostrou-se, a princípio, assustadora. Os mais conservadores chegaram a fazer um abaixo-assinado pedindo a transferência do Padre Toninho. O então arcebispo de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, porém, apoiou o padre. Com isso, a maioria da população católica do Bexiga acabou aprovando a iniciativa. Em 1998, D. Paulo celebrou sua última missa como arcebispo de São Paulo na Achiropita. Era a missa da Mãe Negra.
A Pastoral Afro busca recuperar as raízes do povo afro-brasileiro, valorizar sua cultura e resgatar sua dignidade. Procura também estimular a comunhão cultural, combatendo o racismo contra qualquer povo ou etnia. Padre Renato Scano, um dos padres habituais nas celebrações afros, um legítimo representante dessa mistura étnica existente no Bexiga - é filho de pai italiano e mãe negra e tem sua história ligada ao bairro -, foi coroinha na paróquia em 1938.
Durante a história do negro no Brasil, a religião constituiu-se o traço mais forte de preservação dos seus valores. Assim, ao se organizarem, os integrantes da Pastoral foram buscar no candomblé, na umbanda e no catolicismo popular os elementos culturais para suas cerimônias. Essas celebrações diferem das católicas tradicionais pela liturgia, que envolve canto e dança ao som dos atabaques e outros elementos da cultura negra, tais como a indumentária, a decoração, o ofertório à base de comida, os recipientes de barro, a água-de-cheiro, a reverência à memória dos ancestrais e as congadas.
Algumas de suas características mais marcantes são a descontração e a energia - o negro manifesta a sua fé com festa e uma alegria contagiante. "O negro reza dançando e dança rezando, porque não celebra somente com a cabeça, mas com todo o corpo. Quando os atabaques tocam, o corpo mexe e quer louvar a Deus", disse Padre Toninho em uma palestra na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), em São Paulo, citada no livro Axé, Madona Achiropita - Presença da cultura afro-brasileira nas celebrações da igreja Nossa Senhora Achiropita (Edições Pulsar/SP/2001), da jornalista e socióloga Rosângela Borges.
No livro, Padre Toninho afirmou que "a estrutura da Pastoral e a de um candomblé é muito semelhante. Há uma convivência, uma coisa comunitária, bem própria do candomblé. A maneira de estar e de ser das pessoas, o vínculo que se estabelece, essa coisa de família são muito íntimas no candomblé. E depois, quando termina a missa, sempre tem alguma coisa para comer. Essa sociabilidade tem tudo a ver com o que ocorre num terreiro, ou melhor, numa roça de candomblé". A feijoada servida no salão da igreja após a missa da Mãe Negra já virou tradição no bairro.
Gisele Martins, economista: Formada em economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), com pós-graduação em marketing e propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em comunicação na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalha no Departamento de Análise de Mercado da TV Globo.
 Pe. Milton, Pe. Paulo Sergio e Seminarista Henrique
 Igreja repleta de fiéis...celebração festiva....

 Presença da Mãe Negra, das Baianas da Vai Vai, autoridades Civis e Religiosas
 Pai e Filho participantes da Missa
 Mãe Negra
 Homenagem a NS. Aparecida
 Senador: Eduardo Suplicy agradece e sauda os presentes
 Pe. Paulo Sergio e Mãe Negra
Pe. Milton, Conceição, responsável pelo acervo (livros, vídeos e todo material sobre o Pe. Toninho) e o Pe. Rafael Savoia (no centro), coordenador do CAEDI - Centro Afrocolombiano de Espiritualidade e desenvolvimento Integral presente na Celebração.
Santa Missa realizada no dia 20 de maio, às 10h, na Paróquia NS da Achiropita. 

sábado, 19 de maio de 2012

No dia 17 de junho, Pe. Rodinei Thomazella, diretor do Pequeno Cotolengo, recebeu o Prêmio João Paulo II, na Câmara Municipal de Curitiba, por proposição da vereadora Dona Lourdes.
O prêmio tem o objetivo de homenagear as personalidades por seu destaque no desenvolvimento de atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja, em 2011.




                                            PARABÉNS POR MAIS ESSA CONQUISTA!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hoje é a festa liturgica em honra a São Luis Orione, há oito anos, canonizado pelo Papa João Paulo II. É um dia de festa para todas as Casas da Família Orionita espalhada em mais de 30 países.

Lembremos como o Papa João Paulo II, na homília da canonização apresentou São Luis Orione à Igreja Universal:
"...homens que arriscaram suas vidas para o bem de nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 15,26). Estas palavras dos Atos dos apostolos pode ser aplicado a São Luis Orione, um homem totalmente entregue à causa de Cristo e seu Reino. Sofrimentos físicos e morais, dificuldades, incompreensões e obstáculos de todos os tipos caracteriza o seu ministério apostólico. "Cristo, a Igreja, as almas - disse ele.
O coração deste estrategista da Caridade era "sem limites, pelo amor a Cristo". A paixão por Cristo foi a alma de sua vida ousada, a unidade interna de um altruísmo sem reservas, a fonte de água fresca de uma esperança indestrutível...
             SÃO LUIS ORIONE, ROGAI POR NÓS!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

 ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA ACHIROPITA
 ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA ACHIROPITA
 ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA ACHIROPITA
 GRUPO DE ANIMAÇÃO DO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA ACHIROPITA
               PE. MILTON E O GRUPO DE ANIMAÇÃO E. C. CRISTO DA ACHIROPITA
De 04 a 06 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Achiropita aconteceu o "68o. Encontro de Casais com Cristo". Estiveram presentes no encontro, 23 casais. Foi um momento forte de formação e de espiritualidade. O Pároco, Pe. Paulo Sergio Correia em retiro espiritual, em Medjugorje, rezou por todos!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

                                    Pe. André Scaglia, Pe. Aparecido, Pe. Silvestro e Pe. Gilmar.
Pe. André Scaglia, Pe. Aparecido, Pe. Silvestro e Pe. Milton

DON SILVESTRO SOWIZDRZAL E DON ANDRÉ SCAGLIA EM VISITA E ESTADIA, NA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO - BRASIL SUL, APÓS DOIS MESES DE VISITA CANÔNICA, NA PROVÍNCIA NOSSA DE FÁTIMA - BRASIL NORTE.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SAUDAÇÃO AOS CONFRADES E AMIGOS DO BRASIL

Roma, 29 ABRIL  2012


ASSUNÇAO (Paraguai)  - Encontro do Conselho Geral com os Conselhos Provinciais

Com todos os Conselheiros, estamos finalizando estes dois meses de março e abril transcorridos na América Latina, sobretudo dedicados à visita canônica às comunidades e obras. Tivemos importantes encontros com otodos os conselhos provinciais juntos, em Assunção (Paraguai), de 05 a 08 de março, e depois separadamente em cada país. O programa foi intenso, mas o Senhor, a saúde e o bom acolhimento recebido em todos os lugares – e pelo que agradeço – nos sustentaram no compromisso.
A tarefa desta longa visita foi aquela de animar a comunhão fraterna e verificar a nossa fidelidade criativa a Dom Orione, para viver um presente que tenha futuro, mediante a inculturação de nosso carisma nos novos tempos e lugares.
Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Chile tem sido as naçoes interessadas pela visita do Conselho Geral. As comunidades visitas foram 90, aproximadametne.
Quanto bem e quanta graça de Deus se desenvolve por nossas pobres pessoas e atrividades! Visitando com o realismo do olhar fraterno, concluímos com Dom Orione: “É o Senhor quem faz! É a Divina Providência pela mão de Maria que confuz as nossas obras. Nós nada somos senão pobres servos ou trapos dos quais Deus benignamente se serve”.
Agradecimentos aos bons confrades e a tantos leigos colaboradores, adoração da Providência de Deus que atua no meio de nós, humildade e responsabilidade: são estes os sentimentos que trago ao partir da América Latina.
Por tudo, elevo orações e faço votos, na esperança de celebrar no ano missionário (20 de outubro de 2013 a 08 de dezembro 2014) o encontro de Dom Orione dos povos da Itália e da Europa com os povos da América Latina, recordando o Centenário da partida dos primeiros missionários orionitas para o Brasil. O encontro de Dom Orione em São Paulo pode ser um sinal deste acolhimento.
Pensando a tanto bem aberto diante de nós e, contemporaneamente, aos Confrades que nos deixam, unamo-nos num vínculo de amor a Deus e de afeto à Congregação para invocar e dar vocações à nossa Família religiosa. Temos necessidade urgente e grande, sobretudo na Europa Orionita que vê diminuir rapidamente o número de seus filhos.
Com os olhos e o coração cheio de imagens e de recordações desta longa visita na América Latina, envio a todos os confrades, irmãs e leigos, fraternalmente  encontrados, saudações e a certeza de orações.
Pe. Flávio Peloso.