terça-feira, 31 de maio de 2011

Já estamos com 73 seguidores

Vamos lá gente, sabemos que muito seguem nosso blog mas não se dão o trabalho de registrarem-se, é bem fácil.Em breve seremos 100. Abração a todos.
 
 




SEMINARISTAS DE SIDERÓPOLIS - SC

SEMINARISTAS DE SIDERÓPOLIS - SC

Pe. Newton (formador), Cl. Paulo e os seminaristas de Siderópolis-SC.
Cl. Paulo e o Seminarista gaúcho Mikael.
Pe. Newton e os seminaristas Mikael, Symon, Carlos Eduardo e Reginaldo Laurindo.
Cl. Paulo (Tirocinante) cuidando do gato.
Cl. Tiago (Tirocinante) e os seminaristas Symon e Carlos Eduardo.

ANOTAÇÕES DE PE. FLAVIO PELOSO

ANOTAÇÕES DE PE. FLAVIO PELOSO
AO FINAL DA ASSEMBLÉIA DA UNIÃO DOS SUPERIORES GERAIS


O Superior Geral, Pe. Flavio Peloso e o Vigário Geral Pe. João Inácio Assis Gomes participaram da Assembléia Semestral da União dos Superiores Gerais (USG), na casa dos Salesianos, na Via della Pisana, em Roma.
A Assembléia, realizada de 25 a 27 de maio de 2011, teve como tema: Identidade e Significatividade Profética da Vida Consagrada Apostólica. No primeiro dia da reunião participaram mais de cem Superiores Gerais.
Aqui está uma informação de Pe. Flavio Peloso.

Muito bonita e enriquecedora esta Assembléia da União dos Superiores Gerais. Como sempre tem um bom clima de encontro, de comunicação de experiências entre os Superiores de quase todas as ordens e congregações.
Os conteúdos, desta vez, foram principalmente teológicos, mas sempre tratados de uma prospectiva muito experiencial. Foi muito apreciado as conferências e os expositores.
A maior e mais agradável surpresa foi para mim a presença do novo Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, Dom João Braz de Aviz, que presidiu a celebração da Eucaristia conclusiva. Marcou um pouco a todos pela sua simplicidade e profundidade de palavras, pela sua transparência fraterna e parresia  ao tocar os problemas, e no modo muito evangélico de enfrentá-los.
O novo prefeito é um brasileiro, ex-arcebispo de Brasília, que diante de todos se pôs a elogiar aquilo que a nossa congregação faz na periferia pobre de Brasília, no Itapoã, recordando especialmente do confrade Pe. José Martins dos Reis.
Algumas anotações sobre os conteúdos.
Como sempre, o desafio de qualquer renovação é conjugar fidelidade e novidade. Também a vida consagrada é lançada neste desafio apaixonante. O novo não se escolhe, existe. Se escolhe a resposta. O Concílio Vaticano II indicou esta fundamental atitude de renovação sobretudo em relação à Igreja com o mundo em mudanças. Também os Capítulos Gerais da Congregação foram vistos como um empenho para responder aos novos tempos com a nossa vida consagrada e com o carisma orionino. A nossa identidade é em caminho.   
O compromisso dos religiosos por Deus que ama o mundo não pode ser por meio de estratégias de isolamento, de distanciamento social, do elitismo, mas deve ser inspirado pelas estratégias da encarnação. A história e o mundo - com as suas complexidades e ambiguidades - são ingredientes não facultativos da nossa relação com Deus.  A relação com o mundo nos indica o movimento. A relação com Deus nos dá a vontade e a força do movimento. A relação com os irmãos de comunidade e de congregação dá sinergia indispensável para o movimento.
Foi retomada a afirmação de Hans Urs Von Balthasar que acredita que a vida consagrada daqueles que seguem os conselhos evangélicos em pobreza, castidade e obediência a Deus "permanecerá até o fim do mundo a guardiã da totalidade do Evangelho e em todo período da Igreja será tanto mais viva quanto serão vivas as ordens ativas e contemplativas".
Essa crença é constante no magistério de Bento XVI que fundamenta a identidade e a profecia da vida consagrada na vontade de Jesus e na vida da Igreja: "as várias famílias religiosas, da vida monástica às congregações religiosas e às sociedades de vida apostólica, dos institutos seculares às novas formas de consagração, tiveram a própria origem na história, mas a vida consagrada como tal teve origem com o Senhor mesmo que escolheu para si esta forma de vida virginal, pobre e obediente. Por isso a vida consagrada não poderá jamais faltar nem morrer na Igreja: foi querida pelo próprio Jesus como parte irremovível da sua Igreja".
Nos trabalhos de grupo dos Superiores Gerais constatou-se que hoje não é tanto em crise a teologia da vida consagrada mas a prática e a pedagogia da vida consagrada, porque se confundiu e se surpreendeu pelas provocações de um contexto cultural que mudou as formas ordinárias de viver a vida religiosa e de educar à vida religiosa.
De fato, hoje é difícil até mesmo falar de uma nova forma e de re-forma da vida consagrada porque os cenários socio-culturais são extremamente fragmentados e não tem eles mesmos forma.
Esta condição provoca também a uma benéfica passagem. Toma-se consciência de que é necessário educar-nos (na formação permanente) e educar (na formação inicial) à experiência espiritual essencial do seguimento de Jesus e às atitudes interiores do carisma sem poder confiar muito em formas e formação recebidas e estáveis.
É uma razão a mais para concluir que hoje ou se é "místicos" ou se perde identidade, significatividade até o colapso vocacional pessoal e também institucional.
Crise? Claro que sim. Mas crise Pascal.
Pe. Flavio Peloso.  

sábado, 28 de maio de 2011

Mais fotos de Barro Preto, PR

 a imagem de N. Sra. das Graças foi pintada

 a imagem de N. Sra. das Graças próxima das palmeiras

 sobraram ainda 2 filhotes de nina e duque

 os leitões

 mais leitões

algumas galinhas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

destino: são josé, sc

 lembra da cachorrada?

 duque é o pai. Ele não vai a são josé

 preparando as bagagens para a viagem

 o destino é são josé, sc

 onde haverá o congresso anual do mlo

alguns membros do mlo de barro preto, pr 



uma foto antes de entrar no ônibus

mais uma foto antes de entrar no ônibus
cecília e lucileia, as secretárias da casa de noviciado e de retiros de barro preto, pr

quinta-feira, 26 de maio de 2011

No noviciado em Barro Preto, PR

 um cachorro, filhote de nina e duque

 uma cachorrada, mais filhotes

 o caminho para a casa de noviciado e de retiros são josé

 a entrada

 o caminho

 uma vaca próxima a são luís orione

 outra vaca pastando

 a nova placa

 de novo a placa à rua antônio moletta filho, 1010 ( MX )

 que flor é essa? no jardim

 de novo a flor, no jardim central

a flor próxima à mexeriqueira, num dia de sol, outono, céu azul, o frio por chegar